Tecnologia do Blogger.

{Tag} - 5 motivos para ler 'Brilho Eterno' da Edna Nunes

Oi gente!
O post de hoje é para listar cinco motivos para que todo leitor conheça e leia 'Brilho eterno'. Vamos às minhas respostas:

1-  A história é inspirada em fatos reais
O livro ganhou uma nova nuance ao saber que uma das figuras mais cativantes do livro foi inspirada em alguém real. Seu Zé, nosso querido 'vôzinho' retrata nada menos que a personalidade do pai da Edna, que o eternizou nas páginas de Brilho eterno. Saber que existiu alguém com as características desse meigo senhor fez com que a leitura se tornasse ainda mais especial para mim. ♥

2 - Os personagens tem características marcantes
Sejam mocinhos ou vilões,  todos os personagens foram muito bem desenvolvidos. A exemplo disso temos a nossa protagonista, que evoluiu muito ao longo da história. Tornou-se uma mulher forte, que sem hesitar foi atrás da felicidade e mostrou que o momento certo para ser feliz é agora. Cada um passou uma lição diferente, mas isso será assunto para  próximo tópico =D!
Casal escolhido pela Edna para representar Rafa e Dan
3 - A narrativa emociona e ensina ao mesmo tempo
A Edna possui uma escrita mais realista e consegue agregar uma carga emocional nas palavras que poucos são capazes de fazer. Encontramos valiosas lições, sejam elas em forma de diálogos ou na narrativa em si e é impossível terminar a leitura sem absorver pelo menos uma das mensagens que a autora quis passar.
Temos que aguentar as lagartas, se quisermos ter as borboletas. Entende o que eu digo? Tudo tem dois lados, o bom e o ruim. (Palavras de Seu Zé ♥)
4 - O livro aborda o relacionamento abusivo e doenças pouco comentadas
A relação de Rafa e Marco se mostra tóxica desde o início e expõe o perigo que uma relação abusiva pode trazer aos envolvidos. É um assunto que vem aparecendo na mídia e merece ser colocado em pauta cada vez mais, pois como Rafa nos mostra, sair de um relacionamento assim não é fácil e exige muita força e determinação. A autora ainda abordou a Síndrome de Peter Pan, que é um distúrbio sofrido por Marco e se caracteriza por comportamentos imaturos e muitas vezes irresponsáveis. Confesso que pouco sabia sobre essa síndrome e ler sobre ela no livro me incitou a conhecer mais sobre o tema.
E por fim, mas não menos importante...

5 -  É um livro de autora nacional
É inegável a realidade de que os livros estrangeiros são preferíveis e até mais lidos pelos leitores brasileiros, muitas vezes por existir um pré-conceito sobre a literatura nacional que se mostra de certo modo equivocado. Existe conteúdo de qualidade em nosso país e esse livro é um exemplo da enorme quantidade de histórias que merecem a oportunidade de serem lidas e valorizadas pela comunidade literária nacional. 

E para aguçar mais ainda a curiosidade de vocês, vou deixar alguns quotes que mais gostei durante a leitura:
Por que era tão difícil? Seria muito mais fácil se as pessoas tivessem a capacidade de se colocar nos lugares uma das outras, claro que isso causaria danos aos seus egos inflados, portanto, para a maioria era melhor se manter completamente cega.
Não adianta chorar pelo leite derramado. Tudo tem conserto, mas quanto mais o tempo passa, mais difíceis as coisas se tornam.
-Todos nós temos a nossa própria luz. Não podemos viver à sombra dos outros. - Um brilho interno? - Sorri discretamente para ele. - Deve ser, porque não vejo como possa iluminar a vida de alguém.
- Todos nós podemos deixar algo para o mundo, não importa o quê. A vida só valerá a pena, se pudermos ser lembrados por algo bom que fizemos. Brilho eterno, não interno.
Nos vemos em breve, até a próxima!

2 comentários

  1. Uauuuuu!!!Que maravilhoso que é poder ler algo tão lindo sobre o meu livro! Simplesmente amei!! Muito obrigada, Marisa! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz por você ter gostado...volte sempre Edna, beijos!

      Excluir

•Fique à vontade para dar sua opinião, sugestões e críticas (desde que com moderação e respeito, terei o maior prazer em responder :D)
• Comentários com palavrões, que incitam discriminação ou preconceito serão excluídos;
• Se quiser deixar o link do seu blog, com toda satisfação retribuirei a visita!