Slide

Um ano sabático
Páginas: 264
Gênero: Romance, Young Adult
Formato: E-book
Editora: Independente
Adquira o livro: Amazon 
Lançamento: 2017
Avaliação:    [5/5]

Autor : Renata R. Corrêa
Quando os sonhos de Rafaela, uma jovem fisioterapeuta, se transformam em pesadelos, ela é diagnosticada com Síndrome de Burnout. De repente, nada mais em sua vida parece fazer sentido, e na busca de si mesma e da felicidade perdida ela precisará ter coragem para recomeçar do zero.No seu ano sabático, um tempo de descanso, aprendizado e recomeços, ela se redescobrirá, encontrando coisas que se perderam com o tempo e tentará resgatar a simplicidade dos valores importantes da vida. No meio dessa encruzilhada, que definirá o rumo do seu destino, ela conhecerá o amor verdadeiro. Tudo isso serão pilares fundamentais para sua recuperação e, quem sabe, para encontrar a verdadeira felicidade.
Oi gente!
Publiquei há alguns dias as primeiras impressões de "Um ano sabático" e disse que estava gostando muito da leitura.  E hoje é dia de publicar a resenha completa dessa história cativante do início ao fim!
Rafaela é uma jovem fisioterapeuta super dedicada a sua profissão. Mesmo sem medir esforços para dar conta do trabalho, ela tem que lidar com as cobranças da sua chefe e sente o peso da responsabilidade imposta por ela, embora sabendo que não deveria ser assim. Além da pressão do trabalho, as discussões com seu namorado Bruno estão cada vez mais frequntes, por ele querer dar mais um passo na relação dos dois e ela não se sentir preparada para isso. Rafaela se sente cada vez mais esgotada (física e emocionalmente), levando-a parar no hospital após sofrer uma grave crise de nervos no trabalho.
Ao receber o diagnóstico, ela se surpreende ao descobrir que está com a Síndrome de Burnot, caracterizada pelo estresse intenso e sintomas semelhantes à depressão e ansiedade. Rafaela então recebe o ultimato do médico que a única condição para restabelecer sua saúde é a mudança da rotina e dos seus hábitos.
Quando foi que tudo mudou? Como podemos desejar tanto algo, conquistar com luta e depois perceber que não era nada daquilo?
Determinada a se curar, Rafaela deixa para trás o emprego, os relacionamentos negativos, muda de apartamento e se reaproxima da família, procurando o descanso para sua alma tão atormentada.
Meu ano sabático estava começando e com ele o fim de muitas coisas. Um fim para um recomeço.
Interessante é que quando nos damos a chance de viver e fazer aquilo que gostamos, sorrindo para a  vida, ela nos sorri de volta trazendo surpresas inesperadas e foi exatamente isso que aconteceu com Rafaela. Fernando aparece em sua vida num momento inesperado e juntos passarão por muitos desafios, provando o amor recém descoberto dos dois. Para ela, o momento não parece o mais adequado para um relacionamento, mas logo o pensamento é deixado de lado quando ela percebe que os momentos difíceis são mais toleráveis quanto se tem alguém do lado para compartilhar o peso da jornada.

Apertei a mão dele [Fernando]. O toque foi quase como um choque, senti uma onda de eletricidade percorrer meu corpo. [...] Era como se houvesse uma espécie de energia diferente entre nós.
Com uma linda história de amor e superação, esse foi mais um livro da Renata que 'devorei'. Rafaela é a personagem mais forte criada pela autora e me perguntei se teria a ousadia de repetir algumas ações da personagem. Com ela aprendemos a valorizar o hoje, a convivência com as pessoas que gostamos e que jamais devemos nos privar de fazer aquilo que gostamos, somente pela ânsia do 'ter' em detrimento do 'ser'.

Mesmo com um tema pesado, a história é leve e inspiradora, mostrando ser mais que uma leitura para passar o tempo, abordando temas que precisam ser trabalhados não só na literatura, mas no cotidiano das pessoas.

Quase tudo na vida aprendemos de verdade com nossos erros, tropeços e quedas. É preciso cair para aprender a levantar. É preciso errar para não desistir de tentar acertar.

Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado!
Beijos!



Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Marisa, que coisa mais linda sua resenha! Muito obrigada pelo carinho. Amei!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado Renata! Obrigada pela visita e por sua parceria :D

    ResponderExcluir
  3. Menina, gostei! Já tinha lido em algum lugar sobre esse livro, mas não tinha despertado minha atenção. Acho que é porque cai como uma luva para mim, nesse momento. Valeu a dica! Ao atualizar meu Skoob, procurarei mais. Beijocas!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, espero que você se identifique com a leitura como eu. Muito obrigada pela visita Carolina! Beijos!

    ResponderExcluir

•Fique à vontade para dar sua opinião, sugestões e críticas (desde que com moderação e respeito, terei o maior prazer em responder :D)
• Comentários com palavrões, que incitam discriminação ou preconceito serão excluídos;
• Se quiser deixar o link do seu blog, com toda satisfação retribuirei a visita!