Slide

Título: Pérola na areia
Autora: Tessa Afshar
Editora: Bvbooks
Páginas: 352
Onde Comprar: Amazon  | Saraiva | Bv Loja
Avaliação✮ 


Como uma gentia, marcada por um passado arruinado e de má reputação, pode fazer parte da linhagem de Cristo e se tornar símbolo de fé autêntica e irrepreensível diante de Deus? Seria possível. Alguns podem questionar o fato de Raabe ter sido respeitada, a ponto de ter seu nome escrito nas Escrituras, mas poucos teriam a mesma ousadia. O livro Pérola na Areia quebra alguns tabus acerca da redenção dessa mulher que, embora gentia, reconheceu a soberania do Deus de Israel e ousou enfrentar o seu próprio povo. Ela fez a graça de Deus alcançar sua vida, tornando o pecado como fio escarlate, agora, na pureza mais alva que a neve. Todos conhecem a história de Raabe, a prostituta, mas poucos reconhecem que foram sua ousadia e fé balizadas pela boa obra que salvaram os espiões e os ajudaram a conquistar a Terra Prometida. Pérola na Areia o conduz a uma incrível e emocionante jornada pela história de uma gentia, que, em meio a uma nação pagã destruída, teve a vida poupada como fruto de sua fé sincera. Vemos, também, que Salmom - um grande homem de fé, influente líder de Judá estimado em toda Israel e inimigo dos gentios - fará Raabe redescobrir um sentimento intenso e conflitante que começará em seu próprio coração. Descubra como uma gentia alcançou tal graça diante de Deus e fez parte da genealogia de Cristo.

"Pérola na areia" é uma romance baseado na história bíblica de Raabe, uma mulher que desde sua adolescência foi obrigada a se prostituir em troca da subsistência da família, que passava por muitas dificuldades devido a rigorosa seca que assolava Jericó. 
A tristeza de Raabe foi imensurável ao descobrir que o próprio pai estava sacrificando sua honra e felicidade por um punhado de moedas de ouro. A partir de então ela teve que conviver com a discriminação por parte da sociedade em que vivia, fato que ela conseguiu 'contornar' com uma falsa conformidade com sua vida de zonah ao longo dos anos, mesmo que isso lhe custasse a possibilidade de constituir família ou se envolver amorosamente com alguém, o que ela refutava com veemência por não conseguir confiar em mais nenhum homem desde o dia em que foi traída por aquele que mais ela amava.
Por causa de tudo que lhe aconteceu, Raabe procurava manter-se afastada da religiosidade e os deuses de Jericó, mas seu coração foi tocado quando ouviu falar de um Deus misericordioso que se compadecia do sofrimento humano: o Deus dos hebreus. 
Raabe soltou das mãos de Debir o cacho de seus cabelos."O que mais esse homem falou para você sobre o deus deles?"Debir deu de ombros. "Ele é um tanto peculiar. Não permite que estátuas dele sejam construídas, as pesoas não podem vê-lo ou tocá-lo; ele diz ser o Único e Verdadeiro Deus, por todos os lugares e acima de tudo."
A vontade de saber mais sobre esse Deus era tão grande que levou Raabe ao extremo de esconder dois espiões hebreus e, consequentemente, inimigos de seu povo em sua casa.  Ao conversar com eles, estremeceu ao saber que Jericó seria destruída e acordou com os espiões o livramento dela e de sua família em troca do abrigo cedido aos dois.
Após a destruição e queda dos muros de Jericó, Raabe passa a conviver com os hebreus, disposta a aprender seus costumes e deixar para trás seu passado que lhe trazia tanto constrangimento.
Raabe é bem recebida por Josué, líder de Israel. A reação contrária vem de Salmom, um dos líderes da tribo de Judá que não aprova a ideia de uma zonah habitar em meio ao povo hebreu. O que ele não esperava era se atrair por Raabe e notar que é retribuído. Muitas barreiras terão que ser derrubadas para que esse relacionamento acontaça, diante da visão do povo de Israel e dos dois, sendo necessário que eles enfrentem seus conflitos interiores para poder usufruir do verdadeiro amor.
O livro aborda bastante a luta de Raabe para ser reconhecida pela pessoa em que se transformou e não ser julgada pelas suas atitudes do passado. Sua aproximação com o 'Deus dos hebreus' é bastante explorada e resulta em trechos edificantes para o leitor. Tessa consegui trazer leveza dos diálogos e ao mesmo tempo lições importantes, tornando a narrativa agradável através de sua linguagem simples e espontânea.
A diagramação é simples e com folhas brancas. A história é narrada em terceira pessoa e a visão dos fatos é valorizada devido a esse detalhe.
Apesar de já conhecer o relato da bíblia, 'Pérola na areia' conseguiu me surpreender com seus detalhes responsáveis por dar um toque especial na história, representados até no título do livro, que tem seu significado revelado ao longo das páginas e que me deixou encantada.
A experiência dessa leitura foi muito positiva e posso elencar o livro como uma das melhores leituras realizadas até agora.
Recomendo a todos essa maravilhosa leitura!


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

12 Comentários

  1. Achei o livro bastante interessante, uma leitura leve. Raabe uma prostituta ajudou dois espiões hebreus que atitude maravilhosa dela. Talvez se fosse uma outra pessoa não faria isso. Gostei muito do livro, a resenha ficou maravilhosa, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante o tema do livro, não conhecia a história bíblica e nem este livro. Já assisti algumas histórias bíblicas adaptadas para o cinema e gostei muito.
    Vou colocar na minha wish list! Adorei a resenha! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, fico feliz que tenha gostado. Esse livro é uma ótima indicação para quem quer se familiarizar com as histórias bíblicas.Espero que goste!

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de ler o livro! Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gisele!
      Obrigada pela visita

      Excluir
  4. Achei bem interessante a história e não conhecia a autora.

    Um beijo, estou te seguindo.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda, vou dar uma passadinha no seu blog também ;)

      Excluir
  5. Gostei da resenha, confesso que não tinha ouvido falar nesse livro ainda. Já estou pensando em lê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considere a possibilidade de ler, você não vai se arrepender!
      Abraços.

      Excluir
  6. Bem bacana a história.
    Despertou meu desejo de ler!
    Faz tanto tempo que não pego num livro bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, acho que você vai gostar desse livro!
      Abraços.

      Excluir

•Fique à vontade para dar sua opinião, sugestões e críticas (desde que com moderação e respeito, terei o maior prazer em responder :D)
• Comentários com palavrões, que incitam discriminação ou preconceito serão excluídos;
• Se quiser deixar o link do seu blog, com toda satisfação retribuirei a visita!